PEÇAS IMPORTANTES


EIXO DO ATOMIZADOR

A busca comum das indústrias é aumentar a vida útil de componentes mecânicos que se desgastam devido à fadiga dos materiais submetidos a movimentos repetidos de carga, alguns exemplos comuns são as molas de válvulas automotivas, virabrequim, comando de válvulas, bielas, engrenagens e os eixos em uso de alto rendimento.
Esses eixos são projetados e construídos levando em conta as condições de funcionamento com as tensões resultantes em cada componente para poder ser selecionado um material com a força, tenacidade e resistência a desgastes apropriados.
Esses equipamentos estão entre as combinações mais desafiadoras da tecnologia de materiais na atualidade.
Nisso não há um material que possa realizar todas as tarefas necessárias, o projeto deve minimizar o desgaste dos componentes estruturais previstos para suportar a temperatura e principalmente a quantidade enorme de energia cinética gerada pelas altas velocidades de funcionamento.
A magnitude dessa força e uma função da massa e velocidade, com a distância do centro de rotação. O projetista deve considerar uma margem de segurança considerável para cobrir qualquer variação de funcionamento inconveniente.
Muitos têm experiência própria com a falta terrível de um atomizador em momentos quando a produção não pode parar, outros que não passaram por essa experiência têm ouvido historias catastróficas de tais acontecimentos em outras instalações, e se perguntam se está chegando a hora deles ou se existe um procedimento adequado para seguir e evitar semelhantes complicações.
É normal considerar que as conseqüências do desgaste acelerado é causa de uma manutenção pouco eficaz, falta de conhecimento, lugares inadequados de trabalho, ou simplesmente o fato de só querer produzir, sem dedicar o tempo necessário a simples verificações periódicas. Tais comportamentos levam a situações onde o imprevisível acontece e resultam em avarias críticas que podem comprometer a integridade das peças mecânicas (móveis e fixas) de um atomizador, o que ocasiona como resultado uma reparação demorada e custosa.