SANGUE ANIMAL EM PÓ MEDIANTE SPRAY DRYER

PRODUTOS A SEREM SECOS EM EQUIPAMENTOS SPRAY DRYERS PARTINDO DE SUBPRODUTOS DE MATANÇA BOVINA, SUINA, CAPRINA, OVINA, AVES E PEIXES.

Aminoácidos totais em pó.
Fígado em pó.
Extrato de fígado em pó.
Peptona de fígado em pó.
Peptona de restos de carne em pó.
Bílis (tauro cólico) em pó.
Sangue integral em pó.
Hemoglobina e Plasma em pó.

1. AMINOACIDOS TOTAIS EM PÓ.

Constituídos por misturas previamente calculadas de:

Coração.
Pulmão ( Bofe ).
Estômago ( Bucho ).
Baço.
Fígado.
Entranhas.

Esses subprodutos moídos e passados em moinhos coloidais, são secados diretamente pelo Equipamento Spray Dryer. Todos esses subprodutos podem também ser hidrolisados e igualmente secados.

Contêm todos os aminoácidos conhecidos e suas outras propriedades em forma equilibrada.

2. FÍGADO EM PÓ.

Os fígados frescos são moídos, passando também por um moinho coloidal para em seguida ser transformado em pó pelo Equipamento Spray Dryer.

3. EXTRATO DE FÍGADO EM PÓ.

O fígado moído é misturado com água e levado ao ponto isoelétrico (pH 5 até 6).
Posteriormente a mescla é fervida até que a albumina se precipite (aproximadamente 80 0 C). Após 30 minutos é filtrada e então concentrada até aproximadamente 30% através de um evaporador (a vácuo) para se obter a concentração adequada e ser processado pelo Equipamento Spray Dryer.

4. PEPTONA DE FÍGADO EM PÓ.

O fígado é picado e em seguida passado a um tanque de fundo duplo, de aço inox, com a quantidade necessária de água. Faz-se então a hidrólise com ácidos ou enzimas, a uma temperatura não superior a 40 0C ou 45 0C. Uma vez terminada a digestão, eleva-se a temperatura para desativar as enzimas, e procede-se então a filtragem através de filtro-prensa ou separadora centrífuga. Após a concentração final, diretamente a passagem pelo Equipamento Spray Dryer obtendo-se o pó.

5. PEPTONA DE RESTOS DE CARNE EM PÓ.

Os restos de carne deverão ser digeridos em um tanque de fundo duplo durante 12 ou 14 horas e revolvidos através de um agitador lento, a uma temperatura de 40 0C a 45 0C. A carne deve estar livre de gordura, sebo e tendões, sendo previamente moída. Faz-se a digestão com ácido clorídrico e pepsina pura e depois se neutraliza com carbonato sódico. Filtra-se, concentra-se para finalmente passar pelo Equipamento Spray Dryer. Também se pode usar o Pâncreas, aquecendo o produto a não mais de 54 0C durante 6 horas, agitando intermitentemente. Filtra-se e evapora-se a solução a não mais que 60 0C em vácuo até se obter a concentração necessária para se passar pelo Equipamento Spray Dryer.
Quanto mais fraca e dura, a carne utilizada, maior o rendimento – (13% a 14%).
O rendimento de carne mole não supera 10% de peptona.

6. BILIS ( ácido tauro cólico) EM PÓ.

Pode-se processar a bílis retirada dos animais no matadouro diretamente no equipamento Spray Dryer, ou pode-se submetê-la a um tratamento prévio que consiste em tratar a bílis fresca com igual volume de álcool e deixar repousar por 12 horas; filtrar e aquecer para eliminar o álcool; concentrar (a não mais que 25% de sólidos) e passar pelo Equipamento Spray Dryer.

7. SANGUE INTEGRAL EM PÓ.

O equipamento Spray Dryer utilizado é do tipo standard e se envasa diretamente em sacos de 15 kg de polietileno e papel, na saída do ciclone. No caso de exigências sanitárias, pode-se fazer uma sala de embalagem, ligada ao depósito por uma espécie de janela, com uma canaleta inclinada por onde se pode deslocar o produto acabado/ensacado. Trabalha-se igual tanto para sangue de bovinos quanto para de suínos, caprinos, ovinos, aves (frangos, patos, perus, etc.)

O rendimento em sangue líquido aproveitável é aproximadamente de 3% do peso do animal, ou seja, em bovinos rende de 12 a 16 litros por animal de 450 kg.
O sangue integral contém 18% de sólidos. Esse sangue integral separado dá 60% de Plasma com 8% de sólidos, e 40% de Hemoglobina com 33% de sólidos.
Para cada animal, em média de 450 kg teremos:


Sangue integral:-----2,5 kg de pó
Plasma: ------------0,7 kg de pó
Hemoglobina: -------1,8 kg de pó

As temperaturas de secagem usualmente utilizadas são:

Sangue Integral e/ ou Hemoglobina:----TE: 350°C e TS: 90°C

Plasma:-----------------------------------TE: 220°C e TS: 80°C

8. ANALISE DE SANGUE INTEGRAL, PLASMA E HEMOGLOBINA SECADOS POR SPRAY DRYER.


Produto --------------% Proteínas---------% Cinzas----------% Umidade

Sangue Integral---------80 a 83 -----------2 a 3-----------------4 a 8
Plasma--------------------90 a 92 ----------1 a 2------------------4 a 7
Hemoglobina------------70 a 75------------2 a 3----------------4 a 8


Para dados de consumo e tamanhos dos equipamentos, consultar Especificações técnicas de Plantas Spray Dryer no folder da Spray Process.